Integrar o homem com natureza e a cultura é tarefa dos bem-intencionados, dos responsáveis e daqueles que por profissão podem, no cotidiano de seu ofício despertar um ser atuante, um comparte e corresponsável pela continuidade da vida, com toda a inefável maravilha de sua beleza.
A ecologia conquista importante território no momento em que os empresários reconhecem que a natureza faz parte de seus negócios e incluem a responsabilidade ambiental-social e educacional no perfil de suas empresas.
Objetivos – O Projeto Cultural e Social Itáytyba, implantado em áreas da Fazenda Santa Lídia do Cercadinho, visa desenvolver o ecoturismo, a visitação controlada das áreas preservadas e o turismo rural responsável, ambientalmente correto, financeiramente sustentável, culturalmente interessante, socialmente justo e humanamente saudável.
Sustentabilidade – A construção de um mundo melhor, com qualidade de vida, depende da participação de toda a sociedade. Inúmeras inciativas relacionadas às atividades econômicas, sociais e ambientais podem se reverter em importantes contribuições para garantir a sustentabilidade do meio ambiente de modo a atender necessidades da humanidade no presente, sem comprometer a vida futura. A preservação do capital natural é o fim primordial da sustentabilidade. Usufruir dele de tal forma que gerações futuras tenham garantias de alimentação farta, adequada e de qualidade, é um desafio que a pesquisa e a ciência deve resolver com tecnologia, valendo-se dos meios adequados. Modelos sociais ecologicamente corretos colaboram com a preservação ambiental e com o desenvolvimento sustentável. Difundir, executar e propagar a importância do conceito dos 3 R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) faz parte da educação ambiental.
Nosso Lema – Educar para preservar, vivendo em harmonia com a natureza.
Nossa Política – Preservar o ecossistema utilizando manejo sustentado dos recursos naturais no gerenciamento das atividades de lazer, esporte e cultura oferecidas aos visitantes e ecoturistas, com a garantia da conservação da biodiversidade.
Nosso Compromisso
- Ordenamento lógico das ações, visando a um ecoturismo sustentável, com visitação limitada, tecnicamente orientada;
- Incentivar a pesquisa científica nas áreas preservadas;
- Desenvolver técnicas para valorizar o uso adequado do solo e das águas;
- Fomentar o respeito e o carinho pela natureza;
- Difundir a educação ambiental;
- Integrar diferentes setores da comunidade local e regional nos projetos desenvolvidos;
- Trazer recursos financeiros para melhoria dos padrões socioeconômicos regionais;
- Participar das atividades organizadas pela comunidade;
- Integrar ecoturismo seguro e ambientalmente correto;
- Sobre os alicerces do passado, incorporar a tecnologia moderna, sem macular o ecossistema.
Função Social
- Apoiar e participar ativamente das atividades culturais das comunidades local e regional (Tibagi e Campos Gerais);
- Incentivar escolas públicas das cidades de Ventania e Tibagi a participar de atividades de educação ambiental e preservação da natureza, oferecendo visitas gratuitas, uma vez ao ano, às instalações, trilhas e serviços da Mini Fazenda Parque Vô Ivo da Fazenda Santa Lídia do Cercadinho;
- Dedicar lazer gratuitamente, uma vez a ano, aos portadores de necessidades especiais da APAE de Tibagi;
- Apoiar o artesanato local e regional.
Função Cultural
- Cultivar os costumes, a cultura regional e o tradicionalismo através das rodas e bate-papo e das apresentações artísticas;
- Cancioneiro da Rota e Irineu Graciano Alves
- Difundir a história regional;
- Preservas as inscrições rupestres;
- Publicar livros, livretos e informativos sobre temas de interesse local, regional e de educação ambiental;
- Fomentar convênios de pesquisa científica com universidades e entidades científicas.
- Estimular a valorização do cenário natural, da beleza das matas preservadas, promovendo concursos de arte e fotografias.
Responsabilidade Social
- O Projeto Cultural e Social Itáytyba investe em ações de conscientização ambiental por meio de plantio de mudas de árvores nativas, divulgação de material de orientação e educação ambiental em campanhas ecológicas na comunidade e entre os visitantes de Itáytyba Ecoturismo;
- Incentiva a pratica da consciência ecológica, através do plantio de árvores nativas, reciclagem de lixo, economia de água, aproveitamento das águas pluviais, conservação das florestas e da fauna para assegurar a biodiversidade.