A RPPN

Em 1997 foi criada, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com a intenção de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos, da beleza dos Canyons, das cachoeiras e das insinuantes formações rochosas.

Os proprietários da Fazenda Santa Lídia do Cercadinho destinaram, em caráter perpétuo, 1.090 Ha das terras desta fazenda, situados à margem direita do Rio Iapó e do Canyon Guartelá, como RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN, na intenção de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos, da beleza dos canyons, cachoeiras e das insinuantes formações rochosas, para que gerações futuras possam admirar, estudar e usufruir. Esta área foi denominada RESERVA ECOLÓGICA “ITÁ-Y-TYBA” – RPPN. ITÁYTYBA é um topônimo tupi-guarani, que significa “abundância de pedras e água”. Este nome indígena é uma homenagem aos índios tupi-guaranis, que viveram nessas terras na época do descobrimento do Brasil, e foram catequisados pelos jesuítas, no início do século XVII.

A RPPN Itáytyba está localizada nos Campos Gerais, no Segundo Planalto Paranaense, no município de Tibagia, a 270 km de Curitiba,. É vizinha do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi – PR, onde o Rio Iapó forma um canyon de 262 m de profundidade, o Canyon Guartelá.

O clima da região é ameno-subtropical úmido mesotérmico, com temperatura média de 16-22º C.