Tibagi se torna a Capital Paranaense dos Esportes de Aventura

Com a publicação da Lei 21.031 no dia 3 de Maio de 2022, Tibagi recebeu o título de Capital Paranaense do Esporte de Aventura. A ideia é valorizar os atrativos naturais e a história, fortalecendo Tibagi como destino turístico e contribuindo para movimentar ainda mais a economia local.

aventura1"É uma satisfação muito grande Tibagi ser reconhecida com um título tão importante como esse. Nossas belezas naturais favorecem a prática de esportes e atividades ao ar livre, que são a grande tendência do turismo para os próximos anos", garante o prefeito Artur Nolte.

O projeto foi apresentado pelos deputados Ademar Traiano e Tercílio Turini. A proposta ressalta a grande quantidade de atrações para os visitantes, com destaque para o famoso Parque Estadual do Guartelá e a reserva ecológica de Itáytyba, ambos com vista privilegiada para o mais longo canyon do Brasil, o Canyon Guartelá. A região possui uma grande diversidade de cachoeiras, muitas próprias para banho, além dos famosos Panelões, que funcionam como hidromassagens naturais. A região conta também com diversas opções de trajetos para trilhas, cavalgadas e ciclismo.

Para voo livre, os praticantes têm as opções do Morro da Comuna, considerado um dos melhores locais do Paraná com diversos festivais e campeonatos, e do Morro do Jacaré, entre outros pontos de decolagem.

Os informativos turísticos citam vários locais: Itáytyba Ecoturismo - Caminhos de Arenitos e Cachoeiras; recanto ecológico Safari´s Farm, na conhecida Fazenda da Praia; Sítio Sete Quedas - complexo de preservação da biodiversidade; Recanto Ecológico da Dora - fauna, flora e cachoeiras; Salto Santa Rosa, com 76 metros de desnível; Salto Puxa-Nervos, recomendado para rapel; Fazenda São Damásio Ecoturismo, conjunto de 11 fendas; Fenda do Nick, abismo de rara beleza; Circuito Guapiquerê-Guartelá Extremo, trilha mais extensa do Cânion do Rio Iapó; Trilha do Índio, com trilhas e pinturas rupestres; e Ladeira do Paredão, indicado para caminhadas.

Fonte: NCG News.