3 Motivos para começar a praticar Ecoturismo

O Ecoturismo é uma das formas de lazer mais prazerosas que existem. Você sabe o que é o Ecoturismo e porque deveria praticá-lo? Confira agora 3 motivos!

Imagem2

Também conhecido como turismo ecológico, o Ecoturismo é uma modalidade de turismo focada na Natureza, com práticas sustentáveis e que incentivem a sua preservação. O ecoturismo é, então, caracterizado por passeios e atividades nas quais as pessoas têm contato direto com o meio ambiente, proporcionando muitas vivências e aprendizados.  

Em resumo, trata-se de um tipo de turismo no qual se tem contato direto com a Natureza, aprendendo e ajudando a preservá-la ao mesmo tempo. Existem vários lugares no Brasil que podem entrar nesse conceito, como a Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses e o Canyon Guartelá.

Praticar esportes diferentes

O ecoturismo é perfeito para quem gosta de aventuras e de viver novas experiências. Entre as atividades que podem ser praticadas nesses lugares estão o arvorismo, canoagem, rafting, tirolesa, cicloturismo e trilhas.

Para quem não é tão fã de adrenalina, há opções como fazer trilhas, observação de aves e turismo geológico, com visitação a cavernas, montanhas e paredões rochosos.

Aumentar a conscientização ambiental

Como o Ecoturismo é pautado na conscientização ambiental, o turista tem a chance de explorar regiões com riquezas naturais incríveis sem afetá-las negativamente. Isso porque todas as atividades são pensadas de modo que os visitantes possam se divertir e aprender, mas sempre dentro de limites que colaborem com o meio ambiente.

Contribuir com a economia local e preservação da região

Seguindo a mesma lógica anterior, quem pratica ecoturismo tem uma participação extremamente importante na preservação do meio ambiente, já que demonstra respeito e cuidado com a natureza e com os moradores da região.

Além da questão ambiental, ao fazer turismo nessas regiões é possível contribuir para o desenvolvimento econômico local, gerando diversos empregos e rendas para os habitantes daquela cidade.

O Ecoturismo é uma forma de turismo que só traz benefícios a todos os envolvidos. Se estiver procurando um destino paranaense para se aventurar, não deixe de pesquisar sobre o Canyon Guartelá, uma das paisagens mais bonitas do Brasil!