Andar a cavalo: 6 benefícios que a prática traz para sua saúde

Andar a cavalo: 6 benefícios que a prática traz para sua saúde

Você sabia que além de prazeroso, andar a cavalo ainda traz diversos benefícios para seu corpo e mente? Então confira nosso blog post e descubra agora mesmo quais são eles!

Quem já teve a experiência de andar a cavalo sabe: é um sentimento inigualável, que te aproxima da natureza e proporciona sensação de liberdade e bem-estar, mas não é só isso!

A prática e o contato com o equino ainda traz inúmeros outros benefícios, tanto para seu corpo, quanto para sua mente. Conheça alguns deles:

1. Faz bem para o seu corpo

Andar a cavalo é uma excelente atividade física, pois exige a ativação de doze grupos musculares, o que ajuda a fortalecer a musculatura, principalmente das costas e braços.

Além disso, a prática ainda proporciona gasto calórico, melhora a postura, trabalha a coordenação motora e o equilíbrio, que são exercitados para se manter em cima da sela.

2. Proporciona bem-estar

Sabe aquela deliciosa sensação de liberdade que só uma cavalgada na fazenda pode proporcionar?

Ao cavalgar você exercita seu sistema cardiorrespiratório, melhorando a oxigenação do cérebro e gerando a sensação de alívio e bem-estar.

3. Reduz o estresse

Teve uma semana estressante? Um passeio a cavalo pode ser um excelente remédio para te ajudar a relaxar!

O contato próximo com o animal auxilia na redução da pressão arterial e na produção de hormônios relacionados à ansiedade e ao estresse, dando lugar ao sentimento de paz e tranquilidade.

4. Desenvolve habilidades

O ato de montar e conduzir um animal de grande porte, como o cavalo, pode ser visto como um desafio para muitas pessoas.

Por isso, andar a cavalo também é um exercício para superação de seus medos e desenvolvimento de novas habilidades. Afinal, a prática exige coragem, responsabilidade, ajuda a desenvolver autoconfiança, liderança e criatividade, para superar desafios do dia a dia.

5. Aproxima da natureza

Se você quer se conectar com a natureza, um passeio a cavalo certamente é uma boa pedida!

A atividade é realizada ao ar livre, o que proporciona a sensação de liberdade ao sentir o vento no rosto, respirar ar puro com cheirinho característico de natureza, além de contemplar paisagens sem igual.

6. Proporciona novas amizades

Cavalos são animais inteligentes, queridos e brincalhões. Quem não gostaria de ter um amigo assim?

A cavalgada estreita laços e cria entrosamento entre pessoas e cavalos, podendo até sair uma boa amizade para a vida toda! Já pensou?

Que tal viver essa experiência?

Com tantos benefícios e sensações que a atividade traz, é impossível não querer dar pelo menos uma voltinha, não é mesmo?

Aqui no Hotel Fazenda Itáytyba, fazemos passeios a cavalo por belas trilhas e diferentes paisagens. O percurso é guiado e os animais são mansos e acostumados com o trajeto, o que torna a atividade segura, até mesmo para pessoas que nunca andaram a cavalo. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e sobre assuntos relacionados ao ecoturismo? Então acompanhe nosso blog e Facebook!