Patrimônios naturais dos Campos Gerais

O Brasil é um país extremamente rico em sua natureza e nele encontramos diversos biomas diferentes – desde os Pampas até Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Caatinga. A região dos Campos Gerais é dominada principalmente por cerrado e florestas de araucárias, sendo uma região bastante singular devido à sua natureza geológica e geomorfológica.

003

Por conta disso, trata-se de uma das melhores regiões do país para quem gosta de conhecer a natureza mais a fundo. Entre os principais patrimônios naturais encontrados por aqui estão:

  • Parque Estadual da Vila Velha
  • Parque Estadual do Guartelá
  • Reservas particulares, como a RPPN Itáytyba
  • Diversas feições geomorfológicas diferenciadas, como os canyons dos rios Iapó, Jaguariaíva e Itararé, paredões rochosos, cachoeiras, furnas e sumidouros;
  • Fósseis de diversos tipos.

Devido a essa riqueza, existem diversas unidades de conservação na região. Essas unidades são áreas em que a exploração e aproveitamento econômico são permitidos apenas de forma planejada e regulamentada, visando compatibilizar a conservação com o uso sustentável de parte de seus recursos naturais. É o caso da RPPN Itáytyba, que une lazer à conservação desse exuberante patrimônio natural dos Campos Gerais.

Os Campos Gerais do Paraná oferecem uma mistura entre natureza abundante e culturas singulares no país. As formações geológicas criam um cenário natural muito peculiar, sendo por isso possível encontrar tantas belezas naturais memoráveis, formando o ambiente ideal para a prática de ecoturismo.

Visitar os municípios dos Campos Gerais é se encantar com as maravilhas que a natureza nos proporciona! Entre as áreas verdes de preservação, cânions e cachoeiras, você terá muitos momentos de lazer e contemplação junto à família ou amigos. Não deixe de conhecer essa região tão diferenciada!