Tibagi e o Canyon Guartelá

Um dos pontos turísticos mais surpreendentes do Paraná, o Canyon Guartelá está localizado nos Campos Gerais, entre as cidades de Castro e Tibagi. Originado pela ação do Rio Iapó, o Guartelá, além de sua importância turística, possui grande importância geológica e histórica, guardando registros de diversas fases da evolução do supercontinente Gondwana.

Capas de blog Itáytyba 20

O que é um Canyon?

Conhecidos pelas paisagens exuberantes que formam, os canyons são vales profundos com encostas quase verticais, cujas extensões podem chegar a centenas de quilômetros e a milhares de metros de profundidade. Trata-se de uma paisagem formada lentamente pela erosão dos rios, em conjunto com os deslocamentos de placas da crosta terrestre.

O Canyon Guartelá

O Canyon Guartelá, localizado em Tibagi, é um dos maiores do mundo, possuindo cerca de 30km de extensão. Sua existência está ligada a uma soma de fatores, como à resistência ao intemperismo e erosão das rochas ali existentes e à reativação das fraturas e falhas geológicas que ali se instalaram. Trata-se de um enorme e imperdível retrato da ação geológica na região.

Por lá também é possível encontrar um pouco da história dos povos que ali habitaram, já que existem fragmentos de cerâmica e pinturas rupestres de origem indígena situadas nos paredões de arenitos expostos. Trata-se de um importante sítio arqueológico da região.

A paisagem vista do alto do Vale do Rio Iapó, principalmente ao amanhecer, é uma das mais lindas que você vai ver na vida. A bruma que cobre os campos vai se escoando e, aos poucos, surgem as araucárias e formações rochosas ali presentes. Assim surgem as duas vistosas cadeias de montanhas separadas pelo leito do Rio. Trata-se de um ecossistema extremamente rico e com inúmeras atrações naturais, como quedas d’águas, cachoeiras, formações areníticas e vales rupestres, além das já mencionadas inscrições rupestres.

Tropeirismo

Falando em história, o Canyon Guartelá foi um dos palcos de um importante movimento que marcou a região de Tibagi e dos Campos Gerais, o chamado Tropeirismo. Os tropeiros viajavam do Rio Grande do Sul até Sorocaba, em São Paulo, nos séculos 18 e 19, e aproveitavam as margens do Rio Iapó para acampar e descansar, sendo a região do Canyon Guartelá um dos seus pontos de parada. Por conta disso, o tropeirismo é um dos pilares do turismo cultural na região de Tibagi.

Esperamos que tenha gostado de saber um pouco mais sobre o Canyon Guartelá! É possível conhecê-lo visitando o Parque Estadual do Guartelá ou a RPPN Itáytyba, que possuem mirantes com vistas inesquecíveis da região. Venha contemplar as belezas dessa rica região e aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba!