Tibagi e a Lenda do Escafandro

O Rio Tibagi ficou bastante conhecido desde 1754 por suas minas de diamante e ouro. Por isso, em várias épocas chegavam por aqui garimpeiros, faiscadores e aventureiros vindos de todos os lados do Brasil por estradas percorridas com carroças.

1620141520 museu de tibagi reabre com 50 da capacidade museu tibagi ii jpegNo ano de 1912, em uma das grandes baixas de suas águas, o Rio Tibagi viu ressurgir seus garimpos quase abandonados, com a afluência de novos garimpeiros, quase todos eles vindos do norte e nordeste do Brasil. Ótimos mergulhadores, esses garimpeiros, que vieram a mando de famílias ricas de regiões mineiras, acabaram se estabelecendo comercialmente nas proximidades do rio em Tibagi, constituindo família por aqui e se tornando, tempos depois, conhecidos tibagianos.

Escafandro

Equipamento  raramente utilizado nos dias de hoje, o escafandro era um capacete de bronze de 15 quilos de peso, com duas lentes laterais fixas e uma frontal destacável, ligado em sua parte traseira por uma peça fixa, uma mangueira forte de borracha, entremeada de fibra e lona de 20 metros de comprimento, camisa de lona, amarrado ao garimpeiro dois pesos de chumbo de 30 quilos cada um, que mantinham o escafandro no fundo do rio. 

Lenda do Escafandro

A lenda conta que um grupo de garimpeiros estavam fazendo lavagem de cascalho no Rio Tibagi, no qual encontravam punhados de diamantes.

Ao anoitecer, durante o descanso dos garimpeiros, eles colocaram suas máquinas de escafandro no gramado da beira do rio. Os garimpeiros foram dormir, até que um deles perde o sono e começa a caminhar próximo às barrancas do rio, quando avistou em meio as máquinas o movimento de um escafandro levantando-se em meio às outras. A princípio imaginou que fosse um dos colegas, mas quando olhou o escafandro a flutuar e no capacete um clarão, o garimpeiro ficou todo arrepiado e gritou “Um fantasma!”. Ele se escondeu atrás de uma árvore e ficou observando, assustado, o fantasma do escafandro desaparecer nas profundezas do rio. A partir de então nunca mais teriam achado diamante naquele local, que ficou conhecido como assombro.

Museu histórico de Tibagi

O Museu Desembargador Edmundo Mercer Júnior, em Tibagi, conta em detalhes como era o mergulho de escafandro e retrata muito bem a mineração no Rio Tibagi, com destaque para essa época do Ciclo de Diamante na região. Trata-se do único museu do sul do país que apresenta a história da mineração e do garimpo local. Ele fica aberto ao público de Terça a Domingo, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.