Sugestões de Trilhas na região do Canyon Guartelá

Você gosta de se aventurar por trilhas ecológicas? Então Tibagi é o destino ideal pra você! Separamos algumas sugestões de trilhas inesquecíveis para você fazer por aqui.

Na capital paranaense dos esportes de aventura, os apaixonados por natureza encontram várias possibilidades de ter um contato mais próximo com a fauna, flora e todo o ecossistema ao redor do Canyn Guartelá. Conheça agora algumas delas:

Trilhas do Parque Estadual do Guartelá

O Parque Guartelá possui trilhas com baixo grau de dificuldade, a partir das quais é possível ter acesso a lindas vistas do Canyon e de cachoeiras. Um dos destaques são os “panelões”, buracos naturais de pedra que formam uma espécie de hidromassagem natural.

A trilha básica do parque possui 5 km de extensão (ida e volta), considerando ida e volta, e leva em torno de 2 a 3 horas de caminhada, com visitas ao Mirante do Parque, à Cachoeira da Ponte de Pedra e aos panelões (onde é permitido o banho). A trilha completa, que possui 6 km de extensão (ida e volta), inclui também a visita a pinturas rupestres e necessita de agendamento prévio com guia local.

A entrada do parque é gratuita e seu horário de funcionamento é das 09h às 16:30h, de quarta-feira a domingo e feriados nacionais. 

blog6 1 compressed

Trilha do Índio Miguel

A Trilha do Índio fica localizada em uma propriedade vizinha ao Parque, tendo cerca de 4 km de extensão. Para os amantes de passeios culturais e de arqueologia, é uma excelente opção de trilha, já que ao longo dela é possível observar pinturas rupestres maiores e mais conservadas do que as encontradas na trilha completa do Parque Guartelá.

Além das pinturas, que são seu ponto de destaque, a Trilha do Índio possui fácil acesso e uma vista incrível do Canyon Guartelá. Trata-se de uma trilha considerada de nível fácil e que necessita de acompanhamento por guia local. Consulte uma agência de turismo para agendar a visita, que custa por volta de R$30 por pessoa.

Trilha da Fenda do Nick

A Fenda do Nick foi descoberta recentemente e é uma das paisagens mais exóticas do Paraná! Essa trilha foi formada pela separação dos blocos de arenito da Formação Furnas, que teriam se dividido devido a movimentos tectônicos, dando origem a um corredor de pedra no meio da montanha, com cerca de 1 km de extensão e altura variando de 10 a 60 metros.


A Fenda foi descoberta por moradores locais e a trilha até ela é considerada leve, porém com obstáculos naturais. Para visitá-la é necessário contratar um guia local, custando por volta de R$50 por pessoa. Os grupos para visitar a Fenda saem de Tibagi diariamente às 9h e às 14h – para os primeiro e segundo níveis. Os grupos de rapel, no terceiro nível saem às 9h ou às 13h. Quem desejar visitar os três níveis deve agendar o horário previamente com uma agência de turismo.


Aqui na Reserva Ecológica Itáytyba também existem várias opções de trilhas com diferentes graus de dificuldade e extensão. Aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba e não deixe de visitá-las! Não esqueça de usar roupas e calçados apropriados, levar repelente, protetor solar e roupas de banho para poder aproveitar ao máximo esses passeios.

08 compressed