Sugestões de passeios em Tibagi

A cidade de Tibagi, localizada na região dos Campos Gerais, tem como principal atrativo suas belezas naturais. Se você é fã de turismo ecológico e adora a simplicidade e calmaria da vida rural, confira algumas sugestões do que fazer em sua viagem para Tibagi.

Ir ao Parque Estadual do Guartelá

 19

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

O Parque Estadual do Guartelá é uma unidade de conservação que oferece aos visitantes paisagens deslumbrantes do Canyon Guartelá. Com mais de 790 hectares de área preservada, o parque oferece paisagens de vegetação nativa, cachoeiras, formações areníticas, vales e até pinturas rupestres, que estão lá há aproximadamente sete mil anos.

O local possui duas trilhas. Na primeira, que é autoguiada, é possível visitar o Mirante do Parque, a cachoeira da Ponte de Pedra e se banhar nos “panelões” nos lajeados. Além desses destinos, a segunda trilha, de pinturas rupestres – feita somente com acesso guiado –, também inclui visitação ao Mirante do Canyon Guartelá. Trata-se de um parque muito agradável com muitos pontos para explorar!

Visitar as cachoeiras da região

 blog 19 1

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

Se você adora um mergulho de cachoeira, vai adorar Tibagi! Conhecida por suas diversas quedas d’água, a região do Canyon Guartelá é perfeita para você curtir a tranquilidade da natureza, contemplar a paisagem, praticar esportes de aventura e se banhar.

Entre as opções, estão a cachoeira do Salto Puxa Nervos e a do Salto Santa Rosa (foto). A primeira conta com uma queda d’água de mais de 50 metros de altura e é um dos principais pontos para as atividades radicais, como o cascading e o rapel. A segunda apresenta 76 metros de desnível e forma uma bela piscina natural.

Conhecer a Fenda do Nick

 blog 36

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tibagi

A Fenda do Nick é uma das paisagens mais exóticas do Paraná! Descoberta recentemente, essa trilha foi formada pela separação dos blocos de arenito da Formação Furnas, que teriam se dividido devido a movimentos tectônicos, dando origem a um corredor de pedra abaixo do nível do solo, com cerca de 1 km de extensão e profundidade variando de 10 a 60 metros.


A Fenda foi descoberta por moradores locais e a trilha até ela é considerada leve, porém com obstáculos naturais. Por lá é possível fazer as trilhas e também Rapel. Para visitar o local é necessário contratar um guia local.

Ainda não conhece a região dos Campos Gerais? Então venha admirar o Canyon Guartelá e aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba, em Tibagi. Aqui você encontra toda a estrutura que precisa para fazer uma viagem inesquecível.