Sugestão de roteiro de 2 dias em Tibagi-PR

A região paranaense dos Campos Gerais é repleta de atrações. Entre elas está a cidade de Tibagi, conhecida pelas suas opções de lazer com foco em turismo ecológico e de aventura.

Localizada a cerca de 200 km de Curitiba e 500 km de São Paulo, Tibagi tem como principal atributo sua natureza exuberante, já que nela se encontra o Canyon Guartelá e as cachoeiras, trilhas, florestas e vales ao redor dele. Confira agora um roteiro para quem pretende passar um fim de semana na região!

Sábado de manhã: Parque Estadual do Guartelá

Imagem1

O Parque possui trilhas com baixo grau de dificuldade, a partir das quais é possível ter acesso a lindas vistas do Canyon e de cachoeiras. Um dos destaques são os panelões, buracos naturais de pedra que formam uma espécie de hidromassagem natural.

A trilha básica do parque possui 5 km de extensão, considerando ida e volta e leva em torno de 2 a 3 horas de caminhada, com visitas ao Mirante do Parque, à Cachoeira da Ponte de Pedra e aos panelões (onde é permitido o banho). A trilha completa, que possui 6 km de extensão (ida e volta), inclui também a visita a pinturas rupestres e necessita de agendamento prévio com guia local.

A entrada do parque é gratuita e seu horário de funcionamento é das 09h às 16:30h, de quarta-feira a domingo, inclusive feriados nacionais. Verifique sobre o funcionamento do parque em feriados através do disk turismo 0800 643 1388. 

 

Sábado à tarde: City Tour

Imagem2

 Tibagi também possui várias atividades interessantes para quem gosta de turismo cultural. Entre elas estão a visita à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, a Casa do Colono e o Museu do Garimpo. Esse último possui um acervo de mais de 5 mil peças, retratando o ciclo do diamante e a história do município.

 

Domingo: Hotel Fazenda

Imagem3

Um grande diferencial da cidade de Tibagi é a sua estrutura para receber turistas. O Hotel Fazenda Itáytyba oferece, além da hospedagem em ambiente rural e infraestrutura completa, diversas opções de lazer e gastronomia. Na Reserva Ecológica de Itáytyba é possível conhecer diversas trilhas ao lado do Canyon Guartelá e belíssimas cachoeiras disponíveis para banho. Há também outras atividades como passeios a cavalo, café tropeiro e ciclismo rural (para grupos com agendamento). Tendo isso em vista, você pode tirar o dia para desfrutar de todas as atividades do complexo Itáytyba.

Se você é fã de turismo ecológico e gosta de descansar em contato com a Natureza, planeje sua viagem para Tibagi e aproveite para se hospedar conosco!