Razões para ter contato com a natureza

Descubra 5 razões para ter mais contato com a natureza

Estar em contato com a natureza pode estimular práticas saudáveis e trazer inúmeros benefícios para a sua saúde. Por isso, listamos aqui 5 bons motivos para você aderir a esse hábito. Confira!

Com os imóveis cada vez menores, ter um jardim em casa é privilégio de poucos. Por isso, na correria do dia a dia dos grandes centros urbanos, o contato das pessoas com a natureza é praticamente nenhum.

Entretanto, sempre que possível, é possível dar um passeio no parque da sua cidade, visitar uma praça arborizada e passar as férias em um hotel fazenda. Tirar um tempo para relaxar e se conectar com a fauna e a flora pode trazer inúmeros benefícios à sua saúde!

Se ainda não está convencido disso, listamos aqui cinco boas razões para ter mais contato com a natureza:

1. Proporciona bem-estar e relaxamento

Está estressado, precisando de um tempo para relaxar e recarregar as energias? Experimente passar um tempo ao ar livre, em um local tranquilo, cercado de área verde.

A experiência de estar em contato com a natureza, passear por uma área arborizada e respirar ar puro, proporciona relaxamento físico e mental, além de trazer sensação de liberdade e bem-estar.

2. Estimula a prática de atividade física

É fato que a natureza estimula a prática de atividades físicas, afinal, tem coisa melhor que fazer uma caminhada em um parque, aproveitando o ar fresco e desfrutando das belas paisagens?

A prática de atividades físicas em espaços verdes ao ar livre - em qualquer nível, intensidade, duração ou tipo - tem sido associada a diversos benefícios mentais e físicos.

De acordo com um estudo da Green Cities, da Universidade de Washington, pessoas que frequentam parques e espaços ao ar livre, têm três vezes mais chances de atingir os níveis recomendados de atividade física, se comparado com aqueles que não possuem esse hábito.

Outro dado apontado é que idosos que tinham parques próximos, ruas arborizadas e espaço para caminhadas, mostraram maior longevidade.

3. Reduz o estresse e previne problemas de saúde

Você sabia que o contato com a natureza também é um excelente remédio?

Ele pode reduzir o estresse, a tensão muscular, melhorar o sistema imunológico, a saúde mental e até mesmo a qualidade do seu sono. Ainda é capaz de prevenir depressão, ansiedade, doenças cardíacas, obesidade e auxiliar na redução dos níveis de glicose em diabéticos. 

De acordo com a Green Cities, as experiências ao ar livre servem como um antídoto contra o estresse e contribuem para o bem-estar geral das pessoas, proporcionando sensações restauradoras, que aliviam a mente e curam o corpo.

4. Auxilia em tratamentos de saúde

Estudos recentes comprovam os benefícios que a natureza fornece no tratamento de pessoas com depressão clínica, Alzheimer, crianças com Transtorno de Déficit de Atenção, entre outros.

Além disso, pacientes de hospital com plantas em seus quartos, apresentam menos fadiga e dor, menor tempo de internação e menos ansiedade.

5. Traz diversos benefícios para as crianças

Brincar ao ar livre, em meio à natureza, cercada de cores, aromas e texturas, ajuda a estimular a imaginação e criatividade das crianças. O hábito ainda contribui para o desenvolvimento de múltiplas linguagens e a melhora da coordenação psicomotora.

De acordo com o manual de orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que trata sobre o assunto, o convívio com a natureza melhora o controle de doenças crônicas como diabetes, asma, obesidade, entre outras, diminui o risco de dependência ao álcool e a outras drogas.

Esse contato próximo à natureza também favorece o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, reduz os problemas de comportamento, além de proporcionar bem-estar mental, equilibrar os níveis de vitamina D e diminuir o número de visitas ao médico.

Conheça o Hotel Fazenda Itáytyba

Desfrute de um tempo em meio à natureza, no Hotel Fazenda Itáytyba.

Somos um complexo de ecoturismo e turismo rural do ladinho do Canyon Guartelá, com uma infraestrutura que oferece conforto, segurança e diversas opções de lazer, gastronomia e atividades culturais.

Venha conhecer!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e sobre assuntos relacionados ao ecoturismo? Então acompanhe nosso blog e Facebook!