Primeira vez na região dos Campos Gerais – PR

Está planejando sua viagem para conhecer a região dos Campos Gerais e do Canyon Guartelá pela primeira vez? Então confira nossas dicas e saiba tudo que você precisa para aproveitar ao máximo o passeio!

002

Como chegar

A região dos Campos Gerais é composta por nove municípios, são eles:  Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi. Eles ficam próximos às capitais Curitiba, Londrina, Maringá e São Paulo, facilmente acessíveis a partir dessas cidades.

As rodovias PR-092, PR-239, PR-151, PR-160, PR-340, PR-090, BR-376, BR-277, BR-153 ligam os municípios dos Campos Gerais aos demais centros do país. Caso o acesso seja aéreo, ele é feito a partir do Aeroporto em Ponta Grossa, que recebe voos nacionais regulares, ou pelos aeroportos de Curitiba, Londrina e Maringá.

Gastronomia

Um dos diferenciais da região de Tibagi, no Paraná, é a culinária tropeira, reflexo da história e da forte cultura da região dos Campos Gerais. O tropeirismo deixou uma marca bastante forte nos Campos Gerais e tornou a gastronomia bastante característica.

A comida tropeira era simples e prática, mas bem farta. Os tropeiros costumavam levar no caminho feijão, arroz, carne seca e toucinho, que eram acompanhados por farinhas como a de milho e a de mandioca. Com os tropeiros, surgiu o feijão tropeiro, arroz com carne seca (charque), o chamado arroz carreteiro. Eles também trouxeram o costume de usar muita farinha, pimenta do reino, toucinho e fubá. Outros pratos típicos são o leitão à pururuca, a costela no fogo de chão e a paçoca de carne.

Além dos reflexos da cultura tropeira, é possível encontrar também várias delícias derivadas da culinária europeia, como os biscoitos de polvinho e as tortas holandesas. Cada cidade possui uma iguaria diferente por aqui!

Roteiros turísticos

O foco principal dos turistas nessa região do Paraná é a contemplação da natureza. Isso devido aos diversos parques com formações rochosas imponentes e que valem muito a pena serem visitados, como o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, e o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.

Para quem gosta de trilhas, Tibagi é um grande destaque, já que possui vários locais para passear pelo ecossistema do Canyon Guartelá, tais como a Reserva Ecológica Itáytyba. Outro ponto forte da região fica por conta do turismo de aventura, devido à grande densidade de cachoeiras ali presentes. É possível praticar esportes como rafting, canoagem e voo livre.

Em relação ao turismo cultural, é possível encontrar vários locais que relembram os tempos antigos, como a Colônia Castrolanda, em Castro, o Museu do Diamante, em Tibagi, o Museu da Colonização Holandesa, em Arapoti, e a Casa de Memórias Nhá Tota, no hotel fazenda Itáytyba, em Tibagi.

Onde se hospedar

É possível encontrar opções para todos os gostos, seja em pousadas ou hotéis fazenda em meio à natureza. Se o foco da sua viagem estiver no turismo ecológico, cultural ou de aventura, recomendamos se hospedar por aqui no Hotel Fazenda Itáytyba, próximo a diversos pontos turísticos, trilhas e cachoeiras incríveis para você conhecer. Faça sua reserva e venha conhecer!