O Turismo Rural e seus Benefícios

Perfeito para quem procura sair da rotina e evitar o estresse, o turismo em ambiente rural é um tipo de viagem que tem sido cada vez mais procurado nos últimos anos.  

turismo rural

Contato intenso com a Natureza

Também conhecido como agroturismo, o turismo rural é um tipo de turismo focado no contato direto com a Natureza, a agricultura e o ambiente rural. Campos verdes, montanhas, lagos, rios, cachoeiras e formações rochosas são paisagens comuns de serem encontradas nesse tipo de turismo. Entre as atividades realizadas estão as caminhadas, trilhas, cavalgadas, ordenha, observação de animais e esportes de aventura, como rafting e rapel. Para quem gosta de se aventurar em meio às paisagens naturais, é uma opção excelente e diferente de tudo que você está acostumado.

Valorização da cultura local

Além de todos esses atrativos, no turismo rural há uma valorização da hospedagem domiciliar, das tradições e da cultura local, o que gera uma experiência única para o viajante. É possível apreciar a gastronomia típica, normalmente repleta de opções caseiras, frescas e vindas direto da fazenda. Você consegue também conhecer de perto a vida longe das cidades e os costumes rurais, além de saber mais sobre a história do local que está visitando.

Fogões a lenha, bebidas como vinhos e cachaças artesanais, sons da Natureza e comidas muito saborosas são elementos comuns de se encontrar durante o turismo rural. Trata-se de uma modalidade de turismo ideal para quem procura uma viagem com foco no bem-estar, exploração de experiências diferentes, comidas e ingredientes locais ou mesmo aproveitar o ar puro.

Como você já deve ter percebido, os benefícios do turismo rural podem ser muitos, esses são apenas alguns dos principais. Cada destino possui suas peculiaridades e características diferentes para apresentar aos visitantes, é exatamente esse o grande atrativo de conhecer um pouco mais do interior brasileiro. Trata-se de uma experiência rica e inesquecível!

Está interessado pelo turismo rural e procurando um hotel fazenda para se hospedar? Conheça o Hotel Fazenda Itáytyba, localizado em Tibagi, no Paraná, e saiba mais sobre nossa estrutura e tudo que oferecemos.