Gastronomia Tropeira em Tibagi

Um dos diferenciais da região de Tibagi, no Paraná, é a culinária tropeira, reflexo da história e da cultura da região dos Campos Gerais. Venha saber mais sobre a gastronomia tropeira!

Os tropeiros viajavam do Rio Grande do Sul até Sorocaba, em São Paulo, nos séculos 18 e 19, e aproveitavam as margens do rio Iapó para acampar e descansar. O roteiro das tropas era entrar no Paraná por Rio Negro, seguindo para Campo do Tenente, Lapa, Balsa Nova, Campo Largo, Colombo e Araucária, de um lado, e, de outro, Porto Amazonas, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba, Piraí do Sul, para seguir por Jaguariaíva, Arapoti e Sengés e entrar no estado de São Paulo.

A cidade de Tibagi então faz parte da chamada Rota dos Tropeiros e, por conta disso, o tropeirismo é um dos pilares do turismo cultural, sendo enriquecido pela gastronomia da região.

blog7 café tropeiro compressed

A gastronomia da região dos Campos Gerais é bastante característica. A comida tropeira era simples e prática, mas bem farta. Os tropeiros costumavam levar no caminho feijão, arroz, carne seca e toucinho, que eram acompanhados por farinhas como a de milho e de mandioca.

Com os tropeiros, surgiu o virado de feijão, também conhecido como feijão tropeiro, arroz com carne seca (charque), o chamado arroz carreteiro. Eles também trouxeram o costume de usar muita farinha, pimenta do reino, toucinho e fubá. Outros pratos típicos são o leitão à pururuca e a costela no fogo de chão.

Em Tibagi, entre os principais pratos típicos estão a quirera de milho, o feijão gordo (feijão preto com torresmo, bacon e linguiça), a carne de porco e o tradicional bolo de polvilho. Outro prato de destaque é a paçoca de carne, alimento usado pelos tropeiros durantes as viagens, que era consumido durante todo o percurso das tropas e que foi bastante difundido e consumido em toda a região.

blog6 costela

Se você gosta de comida da fazenda, com aquele sabor único que o fogão a lenha e as panelas de ferro proporcionam, e não dispensa um arroz carreteiro, feijão tropeiro e carne seca, não pode deixar de visitar Tibagi. Aproveite para se hospedar com a gente e conhecer a comida tropeira, as cachaças artesanais do nosso restaurante, ou ainda fazer nosso famoso passeio a cavalo matinal para experimentar o tradicional café tropeiro!