Fim de semana na região dos Campos Gerais

Dominada por campos e florestas com araucárias, a região dos Campos Gerais é um destino turístico riquíssimo em belezas naturais, contando com formações rochosas e cachoeiras que formam paisagens diferenciadas e vislumbrantes.

Os Campos Gerais ficam localizados no centro-leste do Estado do Paraná. Se você ainda não conhece a região e está pretendendo visitá-la pela primeira vez, confira nossas dicas de passeios e pontos turísticos imperdíveis para você aproveitar ao máximo sua viagem!

Imagem1

1ª parada: Tibagi e Parque Estadual do Guartelá

O Parque Estadual do Canyon Guartelá, localizado em Tibagi, possui trilhas com baixo grau de dificuldade, a partir das quais é possível ter acesso a lindas vistas do Canyon Guartelá e de várias cachoeiras no entorno. Um dos destaques são os famosos panelões, buracos naturais na laje de pedra dos riachos que formam uma espécie de hidromassagem natural.

A trilha básica do parque possui 5 km de extensão (ida e volta), considerando ida e volta e leva em torno de 2 a 3 horas de caminhada, com visitas ao Mirante do Parque, à Cachoeira da Ponte de Pedra e aos panelões (onde é permitido o banho). A trilha completa, que possui 6 km de extensão (ida e volta), inclui também a visita a pinturas rupestres e necessita de agendamento prévio com guia local.

Aproveite o passeio pelo Canyon Guartelá para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba, que fica localizado também em Tibagi, possui uma vista incrível para o Canyon e diversas atividades de lazer, sendo uma atração à parte. A cidade conta ainda com vários outros atrativos naturais que merecem ser explorados se você estiver com tempo.

2ª parada: Carambeí

Ao lado de Tibagi se encontra a cidade de Carambeí, um destino muito charmoso e acolhedor. O local possui uma cultura holandesa bem forte e valorizada, exibindo réplicas arquitetônicas inspiradas nos Países Baixos que reproduzem o estilo da vida dos colonos no início do século XX. Os cafés e confeitarias oferecem o melhor do charme europeu, com destaque para as tortas doces.

3ª parada: Ponta Grossa e Parque Vila Velha

Seguindo para a cidade de Ponta Grossa, por lá você vai encontrar várias atrações naturais, como cachoeiras, furnas e fendas geológicas. Por lá é possível encontrar também o famoso Parque Estadual de Vila Velha. O parque é conhecido por suas exuberantes formações rochosas, sendo mais de 3 mil hectares de arenitos de diversas formas, furnas com até 100 metros de profundidade e a Lagoa Dourada, que recebeu esse nome por reluzir intensamente ao ser iluminada pelo Sol.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Para mais informações sobre hospedagem na região dos Campos Gerais, entre em contato com a gente.