Ecoturismo - O que é e onde praticar

Não há nada mais prazeroso do que passear e aproveitar o lazer que a Natureza nos proporciona. Você sabe o que é o Ecoturismo e como ele funciona? Confira agora!

Imagem4

O que é

Também conhecido como turismo ecológico, o ecoturismo é uma modalidade de turismo focada na Natureza, com práticas sustentáveis e que incentivem a sua preservação. O ecoturismo é, então, caracterizado por passeios e atividades nas quais as pessoas têm contato direto com o meio ambiente, proporcionando muitas vivências e aprendizados.     

Importância

O ecoturismo busca trabalhar uma forma de garantir a preservação ambiental por meio de atividades de lazer em reservas naturais. Logo, para que ele seja realizado de maneira adequada, é preciso respeitar as normas ambientais. Além de ser uma ótima forma de lazer e de contato com o meio ambiente, trata-se de uma modalidade de turismo muito importante para ensinar a população a cuidar e respeitar a Natureza, a não a poluir e não promover ações como desmatamentos e caças.

Outra vantagem do Ecoturismo é que parte dos recursos financeiros arrecadados durante as visitas são usados com a finalidade de conservação do local. Além disso, trata-se de uma forma de fortalecer a cultura e o trabalho dos habitantes locais e de ajudar a divulgar as belezas naturais da região.

Atividades

O Ecoturismo é focado na prática de atividades ao ar livre. Entre elas, podemos citar:

- Tirolesa

- Ciclismo

- Trekking

- Canoagem

- Rafting

- Voo livre

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa modalidade de turismo! Se quiser colocar essas atividades em prática, venha para Tibagi e conheça a Reserva Ecológica de Itáytyba. Aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba. Para mais informações, entre em contato conosco!