Dicas para um turismo seguro e responsável

Está pensando em sair um pouco de casa mas não sabe como garantir a sua segurança e a de sua família? Então confira agora algumas dicas de como realizar um turismo seguro e responsável!

14 compressedA primeira delas é evitar ao máximo os passeios em locais fechados, principalmente se houverem aglomerações. Nesse momento, procure destinos com muitos passeios ao ar livre e, se possível, distantes dos grandes centros urbanos. Com isso, você consegue garantir o distanciamento social e curtir sua viagem com muito mais tranquilidade, ao mesmo tempo que contempla as paisagens que só a natureza consegue nos proporcionar.

Essa vivência com a natureza também é importante para reduzir o estresse e a ansiedade do dia a dia. Respirar o ar puro do campo e caminhar pelas florestas são atividades que, por mais simples que possam parecer, proporcionam benefícios enormes à nossa saúde.

A segunda dica é nunca deixar de seguir as recomendações de higiene dos órgãos de saúde. Use máscaras corretamente, troque-as com frequência, sempre carregue álcool em gel por onde for, e faça testes de COVID-19 quando recomendado para evitar contagiar seus familiares ou outras pessoas de sua convivência.

Nossa última dica ao viajar é procurar por hospedagens com o selo de turismo responsável. Lançado pelo Ministério da Saúde, o selo sinaliza os estabelecimentos que estão seguindo as medidas sanitárias necessárias para minimizar qualquer tipo de risco de contágio, tais como:

  • Assegurar a lavagem e desinfecção das superfícies em áreas acessadas por colaboradores e visitantes;
  • Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento;
  • Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, entre outros);
  • Promover a circulação de ar nos espaços fechados, abrindo as janelas e portas para passagem da correnteza e não utilizar função de recirculação de ar em espaços de uso exclusivo de ar condicionado;
  • Disponibilizar álcool a 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos como na entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores e balcões de atendimento;
  • Utilizar lixeiras que não precisam ser abertas manualmente;
  • Disponibilizar, nos banheiros, sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
  • Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos), uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; e
  • Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle das áreas comuns do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas.

segurança2 compressedAqui no Hotel Fazenda Itáytyba oferecemos a possibilidade de distanciamento social em meio à exuberante natureza dos Campos Gerais! Nossa estrutura possui ambientes arejados com ventilação natural e horários especiais limitados a pequenos grupos quando necessário (como no caso da sala de ginástica, piscina aquecida e sauna). Venha nos conhecer!