Dicas de Turismo de Aventura em Tibagi

Se você é viciado em adrenalina e está procurando um destino para a prática de esportes radicais, precisa conhecer Tibagi!

Também conhecida como a “capital paranaense dos esportes de aventura”, Tibagi possui paisagens muito propícias para divertir os aventureiros de plantão. Isso porque o município é banhado pelos Rios Tibagi e Iapó, que formaram muitas quedas d’água e corredeiras da região. Vamos então à lista dos principais esportes praticados por aqui:

Rafting

 aventura1

O Rafting consiste na descida de um rio em botes infláveis. A atividade, que tem por volta de 2 horas de duração, pode ser feita em corredeiras com diferentes graus de dificuldade, por iniciantes e crianças a partir dos 7 anos de idade (desde que acompanhadas dos pais). Para os mais corajosos, o passeio inclusive é oferecido à noite, durante os períodos de lua cheia.

Rapel e Cascading

 aventura2

O Rapel consiste na descida de paredões rochosos ou vãos livres com o uso de cordas e equipamentos apropriados. A atividade é oferecida em vários locais, como na Fenda do Nick, no Vale da Suçuarana e no Salto Puxa Nervos, e pode ser feita por iniciantes e crianças a partir de 8 anos, desde que com porte físico suficiente para a adequada fixação dos equipamentos de segurança.

Outra opção, realizada no Salto Puxa Nervos a uma altura de 45 metros, é o Cascading, uma variação do Rapel feita em cachoeiras.

Trilhas

Há inúmeras trilhas ecológicas em Tibagi, com os mais diferentes graus de dificuldade. Dentro da Reserva Ecológica de Itáytyba há 6 opções disponíveis aos visitantes:

  • Trilha da Galinha Choca
  • Trilha da Pedra da Proa
  • Trilha do Arroio das Antas
  • Trilha do Capão dos Jacus
  • Trilha da Pedra Furada
  • Trilha do Mato do Hilário

Passeio a cavalo

 aventura3 1 compressed

No Hotel Fazenda Itáytyba há também diversos caminhos para passeios a cavalo, os quais passam pelas florestas e campos ao redor da Aldeia dos Pioneiros. Como os cavalos são mansos e estão acostumados ao caminho das trilhas, não é necessário ter experiência prévia na atividade para poder participar, apenas ser maior de 10 anos de idade. Crianças de 7 a 9 anos podem realizar o passeio pelo hotel, puxadas pelo condutor.

Como podemos ver, diversão por aqui é o que não falta! Venha visitar Tibagi e aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba. Você vai se surpreender!