Como praticar Turismo Sustentável

Com o fim do verão, o clima tende a ficar mais ameno e com chuvas menos frequentes, sendo um ótimo momento para realizar passeios ao ar livre e visitar pontos turísticos brasileiros! Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo seu destino de viagem ao mesmo tempo em que pratica um turismo sustentável.

Capas de blog Itáytyba 14

O turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas um estilo de viagem que, além de tornar a experiência do viajante mais rica, ajuda a preservar a Natureza. Há uma série de pequenas atitudes durante a viagem capazes de gerar um efeito positivo para o meio ambiente e minimizar alguns dos possíveis impactos negativos do turismo. Confira mais sobre o tema a seguir!

Use a tecnologia a seu favor

Evite imprimir papéis e faça o máximo das tarefas que conseguir online. Na hora de imprimir bilhetes como os de embarque e os ingressos de passeios, por exemplo, há vários lugares que aceitam a utilização de PDF ou QR Code pelo celular para essas funções. Verifique se é o caso dos estabelecimentos pelos quais você irá passar e evite gerar lixo desnecessariamente.

Economia Local

Aproveite a viagem para estimular a economia da região, dando preferência por comprar de moradores e empresas locais para contribuir com a melhora da qualidade de vida dessa população. Quando precisar, procure mercados, restaurantes e lojas de produtos artesanais locais. Aproveite esse momento para entrar em contato com os habitantes e conhecer mais sobre a cultura local, explorando ao máximo as nuances do destino.

Ecoturismo

Um turismo sustentável engloba conservar o patrimônio natural e cultural da região. Por isso, não capture ou toque em animais selvagens, não leve plantas nativas sem autorização e não saia das trilhas marcadas em parques naturais. Durante os passeios, procure agir de forma consciente e respeitosa com os animais ao ter contato com eles.

Outras Ações

Mais algumas ações eficientes para viajar de modo mais sustentável e responsável são:

  • Optar por transporte coletivo sempre que possível;
  • Substituir sacos plásticos por sacolas de pano;
  • Levar garrafas de vidro ou inox e evitar descartar lixos de plástico, como canudos e garrafas de água;
  • Quando precisar fazer compras, dê preferência a bens duráveis, evitando os descartáveis.

E o mais importante... espalhe o que aprender sobre a preservação da Natureza para o máximo de pessoas possível! Esperamos que aproveite as dicas e que faça uma ótima viagem!