As belezas do Canyon Guartelá, em Tibagi

Se você é apaixonado por turismo ecológico, precisa conhecer o Canyon Guartelá! Localizado nos municípios de Castro e Tibagi, próximo a Curitiba, no Paraná, o Guartelá é sem dúvidas uma das maiores belezas naturais do Brasil. Trata-se do destino ideal para quem gosta de aventura, trilhas, cachoeiras e contato intenso com a natureza.

O Canyon Guartelá conta com mais de 30 quilômetros de extensão pelas belas paisagens paranaenses, sendo o canyon mais extenso do Brasil. Ele pode ser visitado a partir do Parque Estadual do Guartelá e do Hotel Fazenda Itáytyba, que possuem trilhas de fácil acesso nas quais você consegue conhecer cachoeiras, mirantes e até mesmo observar pinturas rupestres. As pinturas são vestígios da vida indígena que por ali existia há mais de 2 mil anos. As tribos Tupi-Guaranis e Jes foram, inclusive, responsáveis por boa parte dos costumes praticados até hoje no Paraná. 

003

O Canyon Guartelá foi formado devido a uma erosão vertical provocada pelo Rio Iapó, que formou um vale profundo cercado por paredões rochosos abruptos. A rocha sedimentar escavada pelo Rio Iapó é conhecida como arenito, que se estabeleceu pela compactação da areia desde a época em que a região era fundo de mar.

A vegetação local apresenta uma grande diversidade, pois trata-se de uma região de ecótono (transição) da floresta com araucárias, do Cerrado e da floresta com perobas. Algumas das espécies mais conhecidas são a araucária, a aroeira-pimenteira, o angiqueiro, o ipê amarelo e o cedro-rosa. Há também muitas orquídeas, bromélias, cactos e espécies de xaxim. A diversidade da fauna também é bem grande, com locais de mata completamente preservada que escondem vários animais diferentes. Macacos, onças-pardas, ariranhas e veados estão entre as espécies que já foram vistas por ali, sendo as mais comuns o lobo-guará, a seriema, o macaco-prego, a capivara, o lagarto e o tatu.

A extensão do Canyon e sua biodiversidade, em conjunto com a exposição das formações rochosas, tornam suas paisagens únicas e extremamente diferenciadas, capazes de tirar o fôlego de todos os que procuram sair da rotina.

Se você ainda não conhece a região, programe-se para visitar as cachoeiras e trilhas do Guartelá o quanto antes. Venha para Tibagi e aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba! Para mais informações, não deixe de entrar em contato conosco.