A História do Café Tropeiro

Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros (ficando atrás apenas da água), o café foi responsável por ajudar a construir a história do Brasil e do movimento tropeiro. A bebida é estimulante e capaz de trazer mais energia, o que explica seu sucesso há tantos anos.

O café tropeiro como é famoso por não exigir o uso de um coador. Os tropeiros influenciaram a cultura de diversos municípios no Brasil por transportarem mercadorias entre regiões do País, entre elas o café. Com o surgimento das ferrovias e rodovias, a tradição praticamente desapareceu. Entretanto, o hábito de tomar o café do jeito tropeiro, ainda é apreciado em muitos lares! O método, utilizado desde aquela época, prepara a bebida na fogueira, sem o uso de coador. O pó é simplesmente misturado à água e fervido, utilizando a própria brasa para dar um choque térmico na infusão e separar resíduos do líquido.

Imagem1

Como é feito

Na ausência de tecnologia, o pó do café era fervido diretamente na água. Depois de atingir o ponto, retirava-se o bule do fogo e adicionava uma brasa da própria fogueira ou fogão a lenha ainda incandescente. Como num passe de mágica, a fervura e a presença das cinzas faziam a borra precipitar, permitindo que o consumidor degustasse seu café matinal como se ele tivesse sido filtrado em um coador.

Café Tropeiro no Hotel Fazenda Itáytyba

No Hotel Itáytyba, é possível sentir a cultura tropeira na pele! O passeio começa com aproximadamente 1,5 km de cavalgada matinal até um rancho simples, à beira do mato. Lá, é possível experimentar o café tropeiro, preparado exatamente como eles mesmos costumavam fazer.

Para aproveitar ao máximo essa experiência encantadora, seguem algumas dicas valiosas:


- Encontro às 8:15 na recepção;- Saída às 8:30;
- O trajeto pode ser trilhado a cavalo ou de van;
- Cavaleiros, usem calças compridas, calçados fechados e protetor solar;
- Usar repelente nos dias mais quentes;
- O uso de capacete obrigatório;
- Comer um pouco no café da manhã do restaurante para cavalgar, mas não demais para aproveitar os pães e bolos caseiros servidos com o café tropeiro.