5 cachoeiras para conhecer em Tibagi

5 cachoeiras para conhecer em Tibagi

Se você é um apaixonado por natureza e não dispensa um refrescante mergulho de cachoeira, então você precisa conhecer Tibagi.

Conhecida por suas diversas quedas d’água, a região é perfeita para você curtir a tranquilidade da natureza, contemplar a paisagem, praticar esportes de aventura ou se banhar.

Para te apresentar um pouco dessas belezas naturais, fizemos uma lista com 5 cachoeiras para conhecer em Tibagi. Confira!

1. Salto Puxa Nervos

 salto puxa nervos

Localizado a pouco mais de 18 km do centro da cidade, o Salto Puxa Nervos é um dos mais famosos da região. Com aproximadamente 50 metros de altura e formada por grandes rochas, a cachoeira atrai praticantes de esportes de aventura, como cascading e rapel.

O visual é deslumbrante e os visitantes também podem se refrescar nas geladas quedas d’água, porém, não há poço para mergulho, já que as águas caem sobre as pedras.

O Salto Puxa Nervos fica localizado em uma propriedade privada, e para o acesso é cobrado uma taxa por pessoa.

2. Salto Santa Rosa

salto santa rosa

Vizinho da cachoeira Puxa Nervos, está o Salto Santa Rosa. Com 76 metros de desnível e grande volume de água, o salto forma uma bela piscina natural.

Apesar de não ser permitido banho, os visitantes podem sentar nas pedras próximas e contemplar a vista fascinante.

O salto também fica localizado em uma propriedade particular, e para o acesso é cobrado uma taxa por pessoa.

3. Cachoeira da Ponte de Pedra

cachoeira ponte de pedra

Imagem: reprodução / guiaviagensbrasil.com

Outro espetáculo da natureza, que você não pode deixar de conhecer, é a cachoeira da Ponte da Pedra. A queda d’água, com 120 metros, fica em uma das encostas do Canyon Guartelá, formando um visual de tirar o fôlego.

A cachoeira está localizada no Parque Estadual do Guartelá e a entrada é gratuita. Não é permitido banho no local, mas só a experiência de vê-la de perto, já vale o passeio.

4. Cachoeira do Arroio da Bomba

arroio da bomba

Com 40 metros de desnível e uma beleza sem igual, a cachoeira Arroio da Bomba é a mais visitada da reserva Itáytyba. Seu acesso é feito pela Trilha da Galinha Choca, que é aberta durante os meses mais quentes do ano, de outubro a abril.

Para a diversão dos visitantes, a queda forma uma deliciosa piscina natural, onde é permitido banhar-se.

A cachoeira fica localizada na reserva do Hotel Fazenda Itáytyba e para acessá-la, é preciso ser hóspede ou adquirir o day use.

5. Cachoeira do Arroio das Antas

 arroio das antas

A belíssima cachoeira fica no fundo do Canyon do Arroio das Antas, secundário ao Canyon Guartelá, e abriga uma caverna logo atrás da queda d’água. Queda esta, que forma uma refrescante piscina natural, excelente para banho.

Para chegar até ela, é preciso passar por uma trilha, que deve ser acompanhada por um guia local. O trajeto exige bom preparo físico e idade acima de 12 anos.

A cachoeira fica localizada na reserva do Hotel Fazenda Itáytyba e para acessá-la, é preciso ser hóspede ou adquirir o day use.

Leia também: O que fazer em Tibagi-PR?

Gostou desse conteúdo e quer saber mais dicas e sobre assuntos relacionados ao ecoturismo? Então acompanhe nosso blogFacebook e Instagram!