4 roteiros com experiências ao ar livre no Paraná

Paraná é um estado com muitas belezas naturais para serem exploradas. Por isso separamos hoje 4 roteiros imperdíveis ao ar livre que todo mundo deveria conhecer algum dia!

Parque Nacional do Iguaçu

 14

O Parque Nacional do Iguaçu abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas de água, em extensão, do mundo. A região fica localizada na fronteira com a Argentina e é considerada uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

Lá se encontram 275 saltos dos mais diversos tamanhos, sendo a Garganta do Diabo o maior deles, com 80 metros de altura. A vista panorâmica devido a sua forma proporciona uma experiência única para os visitantes.

Jardim botânico de Curitiba

 15

O Jardim Botânico é o principal cartão postal de Curitiba. Quem o visita pode passear pelo Jardim das Sensações, cuja proposta é levar os visitantes a sentirem a natureza de um jeito novo, já que ficam de olhos vendados.

Lá também se encontra a famosa Estufa Principal, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres e é totalmente climatizada, abrigando importantes espécies da Mata Atlântica. É possível também aproveitar para conhecer o Museu Botânico de Curitiba, que abriga o 4º maior herbário do país.

Parque Estadual de Vila Velha

 vila velha

O Parque Estadual de Vila Velha, que fica na cidade de Ponta Grossa, é famoso por suas exuberantes formações rochosas, sendo uma das mais importantes unidades de conservação do país. São mais de 3 mil hectares de arenitos de diversas formas, furnas com mais de 100 metros de profundidade e a Lagoa Dourada, que recebeu esse nome por reluzir intensamente ao ser iluminada pelo Sol.

Além das diversas paisagens únicas, o parque conta com uma estrutura moderna e completa para que os visitantes possam tirar o melhor proveito possível do passeio pelas trilhas ao redor arenitos milenares.

Parque Estadual do Guartelá

 02 compressed 1

As diferenciadas formações rochosas areníticas do Parque de Vila Velha afloram também na região de Tibagi, dessa vez nas margens do Rio Iapó e do Canyon Guartelá, o mais longo do brasil. Por conta dessa geomorfologia diferenciada, o Parque Estadual do Guartelá possui diversas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego!

Também devido a essa notável geomorfologia e à excepcional exposição dos arenitos da Bacia do Paraná, o Canyon Guartelá é um importante sítio geológico e arqueológico, já que podem ser ali encontrados fragmentos de cerâmica e pinturas rupestres de origem indígena.

Vegetações típicas da Floresta com Araucárias e do Cerrado dominam a paisagem, com a participação especial de uma rica fauna que inclui espécies ameaçadas como o lobo guará e a suçuarana. Tudo isso em um mesmo ecossistema!

Caso ainda não conheça nenhum desses roteiros no Paraná, que tal começar pelo Canyon Guartelá? Aproveite para vir se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba e conhecer um pouco mais da diferenciada natureza de Tibagi no Hotel Fazenda Itáytyba!