3 destinos imperdíveis no interior do Paraná

O estado do Paraná possui um grande potencial turístico para ser explorado. Se você está pensando em pegar a estrada, saiba mais sobre 3 destinos no interior do Paraná que valem muito a pena a visita!

Carambeí

carambei

A cidade de Carambeí é um destino muito charmoso e acolhedor. O local possui uma cultura holandesa bem forte e valorizada, exibindo réplicas arquitetônicas inspiradas nos Países Baixos que reproduzem o estilo da vida dos colonos no início do século XX. A cidade é palco de muita diversidade cultural, e não é para menos: indígenas, tropeiros e imigrantes holandeses foram alguns dos principais grupos que ajudaram a moldar a identidade cultural do município.

Além da arquitetura, a influência europeia pode ser facilmente notada também na gastronomia, nos museus e nos parques ali presentes. Os cafés e confeitarias oferecem o melhor do charme europeu, com destaque para as tortas doces. Falando nelas, quando for visitar, não deixe de conhecer a melhor torta holandesa do Paraná na Frederica´s Koffiehuis!

Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa)

 vila velha

Outro destino inesquecível é o Parque Estadual de Vila Velha, que fica na cidade de Ponta Grossa. O parque é famoso por suas exuberantes formações rochosas, sendo uma das mais importantes unidades de conservação do país. São mais de 3 mil hectares de arenitos de diversas formas, furnas com mais de até 100 metros de profundidade e a Lagoa Dourada, que recebeu esse nome por reluzir intensamente ao ser iluminada pelo Sol.

Além das diversas paisagens únicas, o parque conta com uma estrutura moderna e completa para que os visitantes possam tirar o melhor proveito possível do passeio pelas trilhas ao redor arenitos milenares.

Tibagi

 blog2 itaytyba guartela compressed

E por falar em arenitos, as exuberantes formações rochosas areníticas afloram também na região de Tibagi, dessa vez nas margens do Rio Iapó, cujas corredeiras formaram o Canyon Guartelá, o mais longo do brasil. Por conta dessa geomorfologia diferenciada, Tibagi possui diversas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego!

A região de Tibagi fica localizada nos Campos Gerais, assim como Ponta Grossa e Carambeí. Trata-se de um destino repleto de florestas e campos, palco de uma grande biodiversidade. Vegetações típicas da Mata Atlântica como a Floresta com Araucárias e a Floresta com Perobas são permeadas por manchas de vegetação do Cerrado, com a participação especial de uma rica fauna que inclui espécies ameaçadas como o lobo guará e a suçuarana.

Anote essas dicas e venha conhecer a região dos Campos Gerais, no interior do Paraná! Aproveite para se hospedar no Hotel Fazenda Itáytyba e conhecer um pouco mais da natureza exuberante de Tibagi, participando das atividades em nossa Reserva Ecológica.